A grande loucura do Fla Flu que estamos (re)vivendo no Brasil é que estamos lidando com a crise mais desconhecida que qualquer crise conhecida já conheceu. E olha que a gente já conheceu muita crise…
O pior de tudo é que não tem ganhador de nenhum lado nessa discussão, que continua corroendo amizades e famílias.
Quem quer salvar a economia a qualquer custo, vai assistir muita gente morrer por falta de respirador, pelos hospitais lotados, pelo colapso na saúde. Vai assistir milhares de famílias que não poderão nem mesmo enterrar seus mortos. Talvez alguém da própria família, que se expôs desnecessariamente ao risco da contaminação.
Estamos vendo isso ao vivo e em cores. O vírus foi relatado na China há menos de 90 dias. Na Europa, há menos tempo ainda. E já são contabilizadas quase 10 mil mortes na Itália, mais de 5 mil na Espanha, dois países com situação crítica. Em São Paulo, na data de hoje, 27/3, já se contabiliza 1 morte a cada 2 horas e 30 minutos. Todo dia, mais mortes.
Quem quer salvar vidas a qualquer custo e defende a #fiqueemcasa vai testemunhar uma quebradeira jamais vista na nossa economia. Vai assistir amigos perdendo emprego (ou o próprio emprego), uma multidão faminta nas ruas, empresas falindo (ou a própria empresa). E, ainda assim, assistirá a milhares de mortes pela Covid-19. Provavelmente menos mortes do que no cenário anterior, é o que se espera. É o que a ciência defende. É o que mostram as experiências dos outros países. Mas ainda assim, muitas mortes.
Ninguém sabe. Ninguém jamais terá certeza. O “e se…” sempre vai pairar sobre nossas cabeças.
Muitos “talvez” sem resposta. Muitas apostas arriscadas.
Quem pode ou quer contabilizar os mortos? Quem pode ou quer apostar fichas ou vidas nessa briga? Quem sairá “vencedor/a” nesse interminável Fla Flu?!?!
Dessa vez, não teremos ganhadores. Não mesmo…
Mas, da minha parte, continuarei fazendo de tudo para salvar vidas primeiro e a economia, depois. Por acreditar que não existe caminho sem a ciência. Não existe a reinvenção da vida. De nenhuma vida. Mas pode existir uma forma de reinventar a economia. Tem que existir. Vamos descobrir. Juntos. Vivos.
#FiqueEmCasa
#EstamosEmCasaPorVocês
#FiqueEmCasaParaSalvarVidas
*Regina Trindade*
27/3/2020
A História registrará essa pandemia como um divisor de águas? Espero que abra mentes!!
Não seria a hora de pensar num mundo mais solidário e menos ganancioso?
Será que, a partir de agora, vamos acordar para a vergonha da falta de medidas sanitárias básicas, como água e esgoto?
Não custa sonhar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Depois de quase 11 meses, ainda acho que não conseguimos evoluir para um mundo mais solidário e menos ganancioso… Mas o caminho ainda está apenas começando, então, ainda há esperança. Não há?
CurtirCurtir